Topo

Mindfulness Para o Dia a Dia

Mindfulness melhora a saúde de grávidas e seus bebês

Marcelo Demarzo

08/08/2018 04h00

Mulher grávida praticando mindfulness

A gravidez e o período após o parto são momentos críticos para as mulheres (e para os futuros bebês), e estão associados a mudanças emocionais e físicas importantes. Embora a maioria dessas mudanças sejam amplamente positivas, algumas podem tornar a gestante vulnerável a problemas de saúde mental.

O problema de saúde mental mais amplamente pesquisado no período perinatal é a depressão. Estimativas de prevalência de período sugerem que quase um quinto das mulheres sofrem de depressão durante a gravidez e uma proporção semelhante o faz nos primeiros três meses após o parto.

Os transtornos de ansiedade no período perinatal também são relevantes, sendo que uma porcentagem considerável das mulheres grávidas ou no pós-parto experimentarão sintomas de ansiedade.

Além disso, não são apenas as mães que correm o risco de problemas de saúde mental: cerca de 10% dos pais também sofrem de depressão no período perinatal.

As dificuldades de saúde mental perinatal estão associadas a consequências ruins também para os bebês. Por exemplo, alguns estudos sugerem que podem ocorrer dificuldades emocionais, sociais e cognitivas de longa data em crianças cujos pais tiveram depressão ou ansiedade durante o período da gravidez, que parecem ser mediadas por interações precoces problemáticas entre pais e filhos.

Como mindfulness pode melhorar a saúde das gestantes, e consequentemente dos futuros bebês?

Estudos recentes demostraram reduções significativas em sintomas de depressão, ansiedade e estresse em gestantes que passaram por treinamento em mindfulness, prevenindo então os sintomas e transtornos que citei anteriormente. A prática de mindfulness pode ajudar também no momento do parto, auxiliando no melhor manejo do estresse associado a esse período.

Em geral, deve-se evitar o início do treinamento no primeiro trimestre de gestação, período mais crítico. Mas após esses três meses iniciais as gestantes podem iniciar a prática de mindfulness com segurança e obter os benefícios. Idealmente, se o casal estiver se planejando para ter filhos, o treinamento pode começar ainda antes da concepção. Lembrando que incluir os pais no treinamento também é uma ótima opção, pois além dos homens também estarem expostos a mais riscos à saúde mental, também ajudarão a cuidar dos futuros bebês, aumentando o impacto na saúde das crianças.

Assim, o treinamento em mindfulness, mesmo que por técnicas simples como a prática de 3 passos ou 3 minutos, pode ajudar gestantes e pais a lidarem melhor com o período da gravidez e pós-parto e assim prevenir algumas vulnerabilidades próprias do período, potencializando os aspectos positivos dessa fase tão importante de nossas vidas.

Para saber mais sobre Mindfulness:

www.mindfulnessbrasil.com (Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – UNIFESP)

www.webmindfulness.com (WebMindfulness – Grupo de Pesquisa Coordenado pelo Prof. Javier García-Campayo – Universidad de Zaragoza, informações em espanhol)

www.umassmed.edu/cfm (Centro de Meditação "Mindfulness" na Medicina, Universidade de Massachusetts, Estados Unidos, informações em inglês)

 

Sobre o autor

Marcelo Demarzo é médico especialista em mindfulness (atenção plena), professor e pesquisador na área de medicina, saúde e bem-estar. Ministra cursos e palestras sobre estilo de vida mindful, bem-estar e saúde --expertise desenvolvida em 15 anos como professor e pesquisador em vários hospitais e universidades brasileiras (UNIFESP, USP, Hospital Israelita Albert Einstein) e internacionais (Universidade de Oxford, Universidade de Zaragoza, Harvard University). É autor de livros e estudos científicos relacionados ao tema de mindfulness e qualidade de vida e realiza dezenas de atendimentos individuais e em grupo para disseminar o conceito de mindful living (viver pleno e consciente). É coordenador da Especialização em Mindfulness da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre saúde e qualidade de vida, com foco em mindfulness e bem-estar. Um espaço interativo para conversarmos sobre como desenvolver um estilo de vida mais mindful (pleno e consciente), que irá ajudá-lo a lidar melhor com o estresse, algo tão comum na nossa vida atual.