Topo

Mindfulness Para o Dia a Dia

Mindfulness é uma política pública na Inglaterra

Marcelo Demarzo

29/08/2018 04h00

Crédito: iStock

Os programas de mindfulness laicos e contemporâneos foram criados há 40 anos nos Estados Unidos, no final da década de 1970. Desde então, houve um "boom" de pesquisas sobre o tema, e aproximadamente 5.000 estudos científicos foram produzidos até o momento sobre esses programas.

Com base nesses estudos, desde 2004 os programas de mindfulness são uma política pública no Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Irlanda do Norte e Escócia). A partir de então, pacientes com depressão maior têm acesso às essas intervenções no sistema pública de saúde (National Health Services –NHS — correspondente ao nosso SUS), em especial aqueles com risco aumentado de recaídas e recorrências.

Desde 2015, essa política pública se estendeu às áreas da educação, sistema de justiça e organizações públicas em geral. Mais de 140 parlamentares britânicos já foram treinados em mindfulness com dois objetivos principais:

1) Para que possam se beneficiar da prática no nível pessoal (melhor atenção, memória e manejo do estresse, por exemplo);

2) Para que possam entender melhor como funcionam os programas, a fim de apoiarem a implementação da política pública.

Como exemplo desse processo de implementação nas outras áreas da sociedade, existe um projeto em andamento nas escolas públicas no qual milhares de estudantes adolescentes serão treinados em mindfulness, para que possam ter mais qualidade de vida, assim como possam ter menos quadros de depressão na vida adulta. Apenas nesse projeto o governo do Reino Unido já investiu 6 milhões de libras esterlinas (aproximadamente 32 milhões de reais).

Assim, o Reino Unido é hoje a referência mundial na implementação de mindfulness na sociedade, e serve de inspiração para vários outros países que pretendem implementar processos parecidos, como os Estados Unidos e a China.

CONVITE: Apoie a implementação de "Mindfulness (Atenção Plena) como Política Pública na Saúde e Educação" no Brasil. Clique aqui e apoie essa ideia legislativa para ser debatida pelo Senado Brasileiro.

Referência:

Mindfulness All-Party Parliamentary Group (Grupo Interparlamentar de Mindfulness, Reino Unido, 2018): http://www.themindfulnessinitiative.org.uk/about/mindfulness-appg .

Para saber mais:

www.mindfulnessbrasil.com (Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – UNIFESP)

www.webmindfulness.com (WebMindfulness – Grupo de Pesquisa Coordenado pelo Prof. Javier García-Campayo – Universidad de Zaragoza, informações em espanhol)

www.umassmed.edu/cfm (Centro de Meditação "Mindfulness" na Medicina, Universidade de Massachusetts, Estados Unidos, informações em inglês)

Sobre o autor

Marcelo Demarzo é médico especialista em mindfulness (atenção plena), professor e pesquisador na área de medicina, saúde e bem-estar. Ministra cursos e palestras sobre estilo de vida mindful, bem-estar e saúde --expertise desenvolvida em 15 anos como professor e pesquisador em vários hospitais e universidades brasileiras (UNIFESP, USP, Hospital Israelita Albert Einstein) e internacionais (Universidade de Oxford, Universidade de Zaragoza, Harvard University). É autor de livros e estudos científicos relacionados ao tema de mindfulness e qualidade de vida e realiza dezenas de atendimentos individuais e em grupo para disseminar o conceito de mindful living (viver pleno e consciente). É coordenador da Especialização em Mindfulness da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre saúde e qualidade de vida, com foco em mindfulness e bem-estar. Um espaço interativo para conversarmos sobre como desenvolver um estilo de vida mais mindful (pleno e consciente), que irá ajudá-lo a lidar melhor com o estresse, algo tão comum na nossa vida atual.