Topo

Mindfulness Para o Dia a Dia

Desmotivado no trabalho? Mindfulness ajuda a encontrar propósito

Marcelo Demarzo

05/12/2018 04h00

Crédito: iStock

Ter um senso de propósito na vida é essencial para o bem-estar, e vale o mesmo para o nosso trabalho. Reflexões como "será que há outros caminhos em minha vida profissional diferentes de apenas ficar aqui ganhando dinheiro, sem nenhum sentido" podem indicar que estamos longe de nosso senso de propósito profissional.

Outros sinais de falta de senso de propósito no trabalho podem ser sentir-se pouco desafiado, frequentemente cansado ou desinteressado em relação às atividades do trabalho.

Por outro lado, ter um bom senso de propósito profissional faz nos sentirmos apaixonados pelo o que fazemos, mais inovadores e comprometidos. Em geral, o propósito profissional está em equilíbrio com o propósito pessoal.

Existem muitas maneiras de nos aproximarmos de nosso senso de propósito no trabalho, e mindfulness (saiba mais, clicando aqui) pode ser uma dessas ferramentas.

Os estudos mostram que mindfulness pode ajudar de várias maneiras, por exemplo, proporcionando uma vida no trabalho mais significativa, através do que chamamos de reavaliação cognitiva (reinterpretação dos fatores de estresse), e da capacidade de apreciar melhor os aspectos positivos das atividades no trabalho ("saborear").

Na reavaliação ou reinterpretação cognitiva, pode-se, através de mais flexibilidade psicológica, atribuir novos significados aos fatores de estresse e situações desconfortantes no trabalho, reconsiderando-as de maneira mais positiva, no sentido de gerarem aprendizagem e evolução profissional.

A atenção plena também permite a "desintoxicação" ("descentramento", "distância de segurança" ou metacognição) de pensamentos e emoções automáticas e negativas, permitindo uma visão mais em panorama do contexto, favorecendo o surgimento de novos insights sobre a situação e a tomada de decisão mais consciente em relação ao trabalho atual, o que pode incluir a escolha de outras atividades ou mesmo locais de trabalho, quando possível e necessário.

Vamos praticar?

CONVITE: Apoie a implementação de "Mindfulness (Atenção Plena) como Política Pública na Saúde e Educação" no Brasil. Clique aqui e apoie essa ideia legislativa para ser debatida pelo Senado Brasileiro.

Referência:

Calia, Oliveira & Demarzo. Mindfulness and Theory U for the Professional Sense of Purpose. Revista de Administração do Mackenzie, 2018.

Para saber mais:

www.mindfulnessbrasil.com (Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – UNIFESP)

www.webmindfulness.com (WebMindfulness – Grupo de Pesquisa Coordenado pelo Prof. Javier García-Campayo – Universidad de Zaragoza, informações em espanhol)

www.umassmed.edu/cfm (Centro de Meditação "Mindfulness" na Medicina, Universidade de Massachusetts, Estados Unidos, informações em inglês)

Sobre o autor

Marcelo Demarzo é médico especialista em mindfulness (atenção plena), professor e pesquisador na área de medicina, saúde e bem-estar. Ministra cursos e palestras sobre estilo de vida mindful, bem-estar e saúde --expertise desenvolvida em 15 anos como professor e pesquisador em vários hospitais e universidades brasileiras (UNIFESP, USP, Hospital Israelita Albert Einstein) e internacionais (Universidade de Oxford, Universidade de Zaragoza, Harvard University). É autor de livros e estudos científicos relacionados ao tema de mindfulness e qualidade de vida e realiza dezenas de atendimentos individuais e em grupo para disseminar o conceito de mindful living (viver pleno e consciente). É coordenador da Especialização em Mindfulness da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre saúde e qualidade de vida, com foco em mindfulness e bem-estar. Um espaço interativo para conversarmos sobre como desenvolver um estilo de vida mais mindful (pleno e consciente), que irá ajudá-lo a lidar melhor com o estresse, algo tão comum na nossa vida atual.