Topo

Mindfulness Para o Dia a Dia

Mindfulness é ferramenta importante para viver mais e melhor

Marcelo Demarzo

07/08/2019 04h00

Crédito: iStock

Além dos benefícios para a saúde e equilíbrio emocional, a prática de mindfulness tem potencial para impactar positivamente no processo de envelhecimento, tornando-o mais saudável e longevo

Embora as pesquisas sobre o impacto da prática regular de mindfulness no processo de envelhecimento sejam mais recentes, já há evidências científicas consideráveis de que essas técnicas possam trazer diversos benefícios para quem quiser viver mais e melhor.

Além dos efeitos positivos já amplamente conhecidos sobre os sintomas de ansiedade, depressão e dor crônica, altamente prevalentes conforme vamos ficando mais velhos, evidências promissoras também mostram que a prática da atenção plena melhora a função cognitiva, como a melhora da atenção e memória, os quais são fatores muito sensíveis quando falamos em envelhecimento e, em especial, para a prevenção do desenvolvimento de quadros demenciais.

Além disso, a atenção é aspecto-chave na prevenção de quedas no envelhecimento: aproximadamente 30% das pessoas acima de 60 anos experimentam uma ou mais quedas por ano, resultando em ferimentos, perda de independência e redução da qualidade de vida.

Apesar de existirem vários fatores de risco conhecidos para essas quedas, incluindo a perda muscular e desequilíbrio, é amplamente reconhecido que o funcionamento cognitivo prejudicado, em especial a atenção, é um fator de risco extremamente relevante quedas. Por exemplo, muitos dessas pessoas que sofreram quedas citam que "não estavam prestando atenção" no momento do acidente.

Mindfulness aumenta a longevidade?

Desde os primórdios da humanidade, as pessoas têm procurado formas de aumentar o tempo de vida, especialmente se há também qualidade de vida. Idealmente, queremos aumentar não só a longevidade mas a capacidade de aproveitá-la, mas, infelizmente, nem sempre os dois caminham juntos.

Por outro lado, avanços na área da saúde, associados ao maior conhecimento sobre um estilo de vida mais saudável (nutrição, exercícios e gerenciamento do estresse) têm impulsionado nossa capacidade de aumentar a longevidade e a qualidade de vida.

Nesse contexto, mindfulness tem se mostrado uma ferramenta-chave, pois tem potencial de impactar na longevidade de diversas maneiras, começando no nível celular. Por exemplo, afetando positivamente o comprimento dos telômeros, indicadores do envelhecimento celular. Os telômeros são como "capas protetoras de proteínas" nas extremidades de nosso DNA (material genético). Quanto maiores os telômeros, mais vezes uma célula pode dividir, o que traduz a longevidade no nível celular.

O encurtamento dos telômeros acontece naturalmente à medida que envelhecemos, podendo ser acelerado pelo estresse, acelerando consequentemente o processo de envelhecimento. Por outro lado, pesquisas nas últimas décadas nos mostram que a prática regular da meditação e de mindfulness podem prevenir esse processo, às vezes até aumentando o tamanho de nossos telômeros, provavelmente mediado pelo melhor manejo do estresse do dia a dia.

Vamos praticar?

Mande sua pergunta: Se você tem alguma dúvida ou curiosidade sobre mindfulness, atenção plena, ou neurociência do comportamento, por favor me escreva que terei prazer em abordar seu tema em textos futuros: demarzo@unifesp.br

Referência:

Demarzo & Garcia-Campayo. Manual Prático de Mindfulness: curiosidade e aceitação. Editora Palas Athena, 2015.

Para saber mais sobre mindfulness:

www.mindfulnessbrasil.com (Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – UNIFESP)

www.webmindfulness.com (WebMindfulness – Grupo de Pesquisa Coordenado pelo Prof. Javier García-Campayo – Universidad de Zaragoza, informações em espanhol)

www.umassmed.edu/cfm (Centro de Meditação "Mindfulness" na Medicina, Universidade de Massachusetts, Estados Unidos, informações em inglês)

Sobre o autor

Marcelo Demarzo é médico especialista em mindfulness (atenção plena), professor e pesquisador na área de medicina, saúde e bem-estar. Ministra cursos e palestras sobre estilo de vida mindful, bem-estar e saúde --expertise desenvolvida em 15 anos como professor e pesquisador em vários hospitais e universidades brasileiras (UNIFESP, USP, Hospital Israelita Albert Einstein) e internacionais (Universidade de Oxford, Universidade de Zaragoza, Harvard University). É autor de livros e estudos científicos relacionados ao tema de mindfulness e qualidade de vida e realiza dezenas de atendimentos individuais e em grupo para disseminar o conceito de mindful living (viver pleno e consciente). É coordenador da Especialização em Mindfulness da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre saúde e qualidade de vida, com foco em mindfulness e bem-estar. Um espaço interativo para conversarmos sobre como desenvolver um estilo de vida mais mindful (pleno e consciente), que irá ajudá-lo a lidar melhor com o estresse, algo tão comum na nossa vida atual.