Topo

Mindfulness Para o Dia a Dia

Prática de mindfulness ajuda a retardar o surgimento da demência

Marcelo Demarzo

21/03/2018 09h53

Crédito: iStock

A maneira como envelhecemos depende de nossa herança genética (DNA), mas também da forma como fazemos nossas escolhas na vida, ou seja, de nosso estilo de vida. Nesse sentido, nos últimos anos as pesquisas sobre o envelhecimento têm se voltado ao que chamamos de "telômeros", que são partes de nosso material genético (extremidades do DNA) altamente influenciados pelo nosso estilo de vida. Em geral, os telômeros diminuem de tamanho com a idade e o encurtamento deles podem predizer o aparecimento de várias doenças, incluindo hipertensão, diabetes, câncer, doenças do coração e demência.

Curiosamente, o encurtamento de nossos telômeros pode ser acelerado por vários fatores comportamentais, incluindo uma dieta pobre em nutrientes, dormir menos horas que o necessário, fumar, fazer pouca atividade física e o estresse, em geral. Por exemplo, um estudo comparou os comprimentos dos telômeros de mães de crianças com doenças crônicas com o comprimento dos telômeros de mães de crianças saudáveis. As mães de crianças doentes estavam mais expostas ao estresse e, apesar de terem idade semelhante às mães das crianças saudáveis, tiveram um encurtamento de telômeros equivalente a terem uma década de vida a mais.

Por outro lado, se tivermos um estilo de vida mais saudável, podemos prevenir o encurtamento dos telômeros ou mesmo alongá-los (aumentam de tamanho), desacelerando potencialmente o processo de envelhecimento. Esses fatores incluem o exercício físico regular, ter um peso adequado, não fumar, e mais recentemente, praticar mindfulness ou meditação.

Como a prática de mindfulness pode influenciar o tamanho dos nossos telômeros?

A prática regular de mindfulness pode tanto prevenir o encurtamento dos telômeros, como também fazê-los aumentar de tamanho, e um dos mecanismos é a ação de mindfulness sobre as enzimas que modulam o tamanho dos telômeros, conhecidas como "telomerases". Estudos recentes têm mostrado claramente o papel de mindfulness na desaceleração do processo de envelhecimento.

Em um desses estudos, de maneira curiosa, o telômeros de praticantes de meditação de longa data eram semelhantes ao de pessoas mais jovens, mas que não meditavam, mostrando que houve um retardamento do relógio biológico. Em um outro estudo que tive o prazer de participar como pesquisador, o grupo de meditadores também apresentou telômeros mais longos em relação ao grupo que não praticava, e observamos que o tamanho dos telômeros era influenciado pela percepção de "humanidade compartilhada", ou seja, de maior conexão com a realidade de vida de outros seres humanos, habilidade que é desenvolvida com a prática regular da atitude "mindful", também chamada de atitude compassiva.

Como praticar mindfulness e obter esses benefícios?

O ponto mais importante é a regularidade, ou seja, começar progressivamente e manter o hábito ao longo do tempo. Para começarmos a praticar podemos optar por técnicas simples como a prática dos 3 minutos de mindfulness (veja aqui como fazer), que corresponde a uma pequena pausa de atenção plena que podemos fazer vários vezes ao dia, simplesmente trazendo intencionalmente a atenção ao nosso corpo. Pouco a pouco podemos ir incorporando práticas mais estruturadas como a atenção plena na respiração, e o escaneamento corporal (veja aqui como praticar essas técnicas).

Por que não começar agora e ter um processo de envelhecer muito mais saudável? Boas práticas!

REFERÊNCIAS:

Chaix R e colaboradores. Epigenetic clock analysis in long-term meditators. Psychoneuroendocrinology. 2017 Nov;85:210-214.

Alda M e colaboradores. Zen meditation, Length of Telomeres, and the Role of Experiential Avoidance and Compassion. Mindfulness (N Y). 2016;7:651-659.

PARA SABER MAIS SOBRE MINDFULNESS

www.mindfulnessbrasil.com (Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – UNIFESP)

www.webmindfulness.com (WebMindfulness – Grupo de Pesquisa Coordenado pelo Prof. Javier García-Campayo – Universidad de Zaragoza, informações em espanhol)

www.umassmed.edu/cfm (Centro de Meditação "Mindfulness" na Medicina, Universidade de Massachusetts, Estados Unidos, informações em inglês)

 

Sobre o autor

Marcelo Demarzo é médico especialista em mindfulness (atenção plena), professor e pesquisador na área de medicina, saúde e bem-estar. Ministra cursos e palestras sobre estilo de vida mindful, bem-estar e saúde --expertise desenvolvida em 15 anos como professor e pesquisador em vários hospitais e universidades brasileiras (UNIFESP, USP, Hospital Israelita Albert Einstein) e internacionais (Universidade de Oxford, Universidade de Zaragoza, Harvard University). É autor de livros e estudos científicos relacionados ao tema de mindfulness e qualidade de vida e realiza dezenas de atendimentos individuais e em grupo para disseminar o conceito de mindful living (viver pleno e consciente). É coordenador da Especialização em Mindfulness da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre saúde e qualidade de vida, com foco em mindfulness e bem-estar. Um espaço interativo para conversarmos sobre como desenvolver um estilo de vida mais mindful (pleno e consciente), que irá ajudá-lo a lidar melhor com o estresse, algo tão comum na nossa vida atual.