Topo

Mindfulness Para o Dia a Dia

Quer fazer mais atividade física? Invista no mindfulness e ganhe motivação

Marcelo Demarzo

26/09/2018 04h00

Crédito: iStock

Como todos sabemos, a prática regular de atividade física é muito importante para a saúde e qualidade de vida. O desafio da maioria das pessoas é começar a praticar (ou manter o hábito para quem já começou). Quantos de nós já nos matriculamos em academias e nunca aparecemos, ou quantas casas têm aquelas famosas esteiras que viram cabides?

A recomendação internacional padrão é que um adulto complete pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana (aquela que acelera um pouco a respiração), porém menos da metade das pessoas atingem esse nível e quase um terço são completamente inativos, o que é um risco conhecido à saúde.

Os estudos mostram que a manutenção de níveis adequados de atividade física é mais eficaz quando há uma supervisão continuada de um profissional, professor de educação física por exemplo, e, em especial, quando há o que chamamos de motivação intrínseca. Esse conceito representa a motivação "que vem de dentro", a partir de uma escolha consciente de começar ou manter um hábito, o que é mais sustentável ao longo do tempo. Seria o contrário de quando nós somos obrigados a fazer algo ou influenciados pela opinião de alguém.

É nesse aspecto (maior clareza de nossa motivação intrínseca) que a prática regular de mindfulness nos ajuda. Sabidamente, praticar mindfulness regularmente promove maior motivação intrínseca para uma série de hábitos saudáveis, como uma alimentação mais adequada e a prática de atividade física, incluindo também a melhora da qualidade do sono e maior sucesso no tratamento do tabagismo.

Pesquisas recentes confirmam que pessoas que têm maior nível de atenção plena no dia a dia têm maior chance de serem ativos fisicamente. Por exemplo, nos Estados Unidos, dados de 2017 nos mostram que adultos que praticam mindfulness regularmente por pelo menos um ano são menos propensos a serem inativos e mais propensos a atenderem às recomendações internacionais de atividade física.

Vamos praticar?

CONVITE: Apoie a implementação de "Mindfulness (Atenção Plena) como Política Pública na Saúde e Educação" no Brasil. Clique aqui e apoie essa ideia legislativa para ser debatida pelo Senado Brasileiro.

Referência:

Garcia-Campayo & Demarzo. ¿Que sabemos de Mindfulness? Kairós Editorial, 2018.

Para saber mais:

www.mindfulnessbrasil.com (Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – UNIFESP)

www.webmindfulness.com (WebMindfulness – Grupo de Pesquisa Coordenado pelo Prof. Javier García-Campayo – Universidad de Zaragoza, informações em espanhol)

www.umassmed.edu/cfm (Centro de Meditação "Mindfulness" na Medicina, Universidade de Massachusetts, Estados Unidos, informações em inglês)

 

Sobre o autor

Marcelo Demarzo é médico especialista em mindfulness (atenção plena), professor e pesquisador na área de medicina, saúde e bem-estar. Ministra cursos e palestras sobre estilo de vida mindful, bem-estar e saúde --expertise desenvolvida em 15 anos como professor e pesquisador em vários hospitais e universidades brasileiras (UNIFESP, USP, Hospital Israelita Albert Einstein) e internacionais (Universidade de Oxford, Universidade de Zaragoza, Harvard University). É autor de livros e estudos científicos relacionados ao tema de mindfulness e qualidade de vida e realiza dezenas de atendimentos individuais e em grupo para disseminar o conceito de mindful living (viver pleno e consciente). É coordenador da Especialização em Mindfulness da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre saúde e qualidade de vida, com foco em mindfulness e bem-estar. Um espaço interativo para conversarmos sobre como desenvolver um estilo de vida mais mindful (pleno e consciente), que irá ajudá-lo a lidar melhor com o estresse, algo tão comum na nossa vida atual.