Burnout: mindfulness é ferramenta para evitar estresse crônico no trabalho
Os exercícios e programas de mindfulness são eficazes para o gerenciamento do estresse em geral, e também para situações especificas, como o estresse crônico relacionado ao trabalho, que chamamos de burnout (esgotamento profissional).
Uma pesquisa recente na Inglaterra mostrou que 81% dos médicos especialistas desejariam se aposentar antes do tempo previsto devido ao estresse relacionado ao trabalho e seus efeitos negativos sobre as relações pessoais, qualidade do sono e saúde física. Aproximadamente 60% dos profissionais de saúde relatam burnout, sendo particularmente vulneráveis à síndrome de esgotamento profissional, que é caracterizada pela exaustão emocional, despersonalização (sensação de estranhamento ou separação consigo mesmo), e falta de realização pessoal.
A exposição ao estresse no trabalho tem impacto negativo não só nos profissionais, mas também nos clientes e/ou pacientes que são atendidos/tratados. Esse impacto negativo advém da diminuição da atenção e concentração, aumento das taxas de erros, dificuldade de se tomar decisões, e redução da capacidade de estabelecer relações sólidas.
Logicamente o estresse laboral não está relacionado apenas aos fatores pessoais dos trabalhadores, mas também às condições de trabalho e do ambiente laboral (esse último aspecto é fundamental, mas não será tratado nesse texto). Do ponto de vista dos profissionais, cada vez são mais importantes as ferramentas e estratégias para o gerenciamento dos níveis de estresse, e aqui que mindfulness tem um papel muito importante.
Por exemplo, o sistema de saúde inglês (NHS) recomenda os programas de mindfulness para a prevenção e gestão de estresse de seus profissionais. No mesmo sentido, programas de gerenciamento de estresse baseados em mindfulness têm sido usados cada vez mais na formação profissional (graduação e pós-graduação).
Os efeitos dos programas de mindfulness para profissionais são amplos, e confirmados por estudos científicos: diminuição de sintomas de ansiedade, depressão e burnout, diminuição do absenteísmo (em especial das faltas no trabalho relacionadas ao estresse e suas consequências), melhora da empatia e da comunicação com colegas e clientes, e melhora da qualidade de vida e bem-estar em geral. Além desses efeitos relacionados à saúde, há também efeitos relacionados à atividade laboral, como aumento da criatividade e melhora da performance e aspectos de liderança.
Para quem ainda está começando a ter interesse no tema e nas práticas de mindfulness, um exercício simples é a prática de 3 passos ou 3 minutos de mindfulness. Ela pode ser usada ao longo do dia para se treinar a habilidade de pequenas pausas de consciência durante o dia, como também em momentos mais desafiadores como reuniões ou conversas difíceis com colegas de trabalho.
Vamos praticar?
CONVITE: Apoie a implementação de "Mindfulness (Atenção Plena) como Política Pública na Saúde e Educação" no Brasil. Clique aqui e apoie essa ideia legislativa para ser debatida pelo Senado Brasileiro.
Referência:
Garcia-Campayo & Demarzo. ¿Que sabemos de Mindfulness? Kairós Editorial, 2018.
Para saber mais:
www.mindfulnessbrasil.com (Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – UNIFESP)
www.webmindfulness.com (WebMindfulness – Grupo de Pesquisa Coordenado pelo Prof. Javier García-Campayo – Universidad de Zaragoza, informações em espanhol)
www.umassmed.edu/cfm (Centro de Meditação "Mindfulness" na Medicina, Universidade de Massachusetts, Estados Unidos, informações em inglês)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.