menu
Topo
Mindfulness Para o Dia a Dia

Mindfulness Para o Dia a Dia

Categorias

Histórico

Atenção plena pode melhorar a imunidade e reduzir infecções

Marcelo Demarzo

12/09/2018 04h00

Crédito: iStock

O sistema imunológico é complexo e um dos mais importantes de nosso corpo, sendo responsável pela defesa e imunidade de organismo contra riscos externos (infecções) e internos (células cancerígenas, por exemplo).

A relação entre estresse e imunidade é bastante estudada, envolvendo a relação amplamente conhecida entre os sistemas imunológico, nervoso e hormonal. Esta relação é mediada por uma complexa rede de comunicação biológica entre os três sistemas. Assim, um desequilíbrio no sistema nervoso ou hormonal, pode resultar em alterações na resposta imunológica. Por exemplo, ter depressão pode provocar alterações no sistema imunológico.

Os efeitos benéficos da prática de mindfulness para o manejo do estresse também são muito conhecidos. Então, ao nos ajudar a lidar melhor com o estresse do dia a dia, a prática regular da atenção plena protege e aprimora nosso sistema de defesa ou imunológico. Por exemplo, uma das maneiras pelas quais mindfulness ajuda pacientes com câncer, é melhorando o manejo do estresse e dos sintomas de ansiedade e depressão, e por consequência, melhorando as defesas do organismo.

Estudos recentes nos mostram a relação entre a prática de mindfulness e a melhora do sistema imune. Além dos estudos mostrando efeitos positivos em pessoas diagnosticadas com câncer, as pesquisas mostram, por exemplo, aspectos positivos na proteção contra infecções, e inclusive na melhoria da eficiência da vacinação (a vacinação em pessoas que praticam mindfulness regularmente tem efeitos ainda mais protetivos).

Vamos praticar e obter os benefícios?

CONVITE: Apoie a implementação de "Mindfulness (Atenção Plena) como Política Pública na Saúde e Educação" no Brasil. Clique aqui e apoie essa ideia legislativa para ser debatida pelo Senado Brasileiro.

Referência:

Garcia-Campayo & Demarzo. ¿Que sabemos de Mindfulness? Kairós Editorial, 2018.

Para saber mais:

www.mindfulnessbrasil.com (Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – UNIFESP)

www.webmindfulness.com (WebMindfulness – Grupo de Pesquisa Coordenado pelo Prof. Javier García-Campayo – Universidad de Zaragoza, informações em espanhol)

www.umassmed.edu/cfm (Centro de Meditação "Mindfulness" na Medicina, Universidade de Massachusetts, Estados Unidos, informações em inglês)

 

Sobre o Autor

Marcelo Demarzo é médico especialista em mindfulness (atenção plena), professor e pesquisador na área de medicina, saúde e bem-estar. Ministra cursos e palestras sobre estilo de vida mindful, bem-estar e saúde --expertise desenvolvida em 15 anos como professor e pesquisador em vários hospitais e universidades brasileiras (UNIFESP, USP, Hospital Israelita Albert Einstein) e internacionais (Universidade de Oxford, Universidade de Zaragoza, Harvard University). É autor de livros e estudos científicos relacionados ao tema de mindfulness e qualidade de vida e realiza dezenas de atendimentos individuais e em grupo para disseminar o conceito de mindful living (viver pleno e consciente). É coordenador da Especialização em Mindfulness da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

Sobre o Blog

Dicas e reportagens sobre saúde e qualidade de vida, com foco em mindfulness e bem-estar. Um espaço interativo para conversarmos sobre como desenvolver um estilo de vida mais mindful (pleno e consciente), que irá ajudá-lo a lidar melhor com o estresse, algo tão comum na nossa vida atual.